Seja em Dezembro ou em Novembro as "6 Horas de Ralicross-Paulo Sérgio", prova que anualmente encerra a temporada do Offroad, têm de ser corridas com chuva ou até já não seria a mesma coisa. Assim, mais uma vez a chuva marcou presença no passado domingo, tornando a corrida mais emotiva e a resistência das máquinas voltou a ser testada num traçado que embora sendo misto (alcatrão e terra) rapidamente se tornou num enlameado que colocou, igualmente, à prova a perícia dos pilotos.
E, como a tradição se cumpriu relativamente às condições climatéricas, o mesmo aconteceu quanto ao vencedor, com a "Afinauto" a subir ao lugar mais alto do pódio, conquistando desta forma o 9.º triunfo em 17 edições, isto depois de ter perdido o ano passado para a equipa "Piranha Racing", nos derradeiros minutos da corrida.
O primeiro líder foi a equipa do "Reboque Ribas", mas problemas mecânicos no Peugeot 106 impediram-na de terminar a primeira hora na frente da corrida, altura em que a "Afinauto" assumiu o comando para nunca mais o largar. Depois de cair para o terceiro lugar, a "Reboque Ribas" manteve um duelo interessante, com os "vizinhos" da "Lousavinhos", pela vice-liderança até que ambos os Peugeot 106 acabaram por ceder.
Com os habituais pilotos, José Dias, Adelino Camelo, Sérgio Soares, Jorge Gonzaga e José Miguel Dias a equipa da "Afinauto" manteve uma diferença mínima de 1 volta até à entrada para as duas últimas horas, altura em que os principais rivais - a "Reboque Ribas" e a "Lousavinhos" - acabaram por desistir. A partir desse momento a "Afinauto" limitou-se a gerir a vantagem para a "Bisquidoce/A. Brito" aos comandos do Renault Clio, os pilotos João Sousa, João Paulo Sousa e A. Brito, terminando a 11 voltas de distância.
O último lugar do pódio pertenceu à formação espanhola da "La Ruina Racing 1", com Roberto Soage, Victor Magdaleno e Fernando Catalina, que terminou a umas distantes 8 voltas do segundo lugar, mas também a umas confortáveis 9 voltas à frente dos 4.ºs classificados, a equipa "André Martins" com os pilotos André Martins, Pedro Pires, Nuno Figueiredo, Ricardo Torres e Pedro Alves. A fechar o Top 5 e a apenas 2 voltas, classificou-se a equipa da "Auto Quica/C. Motorsport", num Peugeot 205 Rallye tripulado por Francisco Magalhães, Celso Moura, Sérgio Nunes, Paulo Ferreira e Ludgero Leal.
Além de troféus aos cinco primeiros foram ainda premiadas a melhor equipa lousadense, obviamente ganha pela "Afinauto", a melhor equipa estrangeira para a "La Ruina Racing" e para a melhor equipa feminina, que mais uma vez foi conquistado pelas pilotos Carla Teixeira, Ana Aires e Zefinha Machado da equipa da "AutoCristelos 1".
Classificaram-se ainda: 6.º - AFN, a 33 voltas; 7.º - José Cruz, a 34; 8.º - Autocristelos 1, a 36; 9.º - PP MotorSport, a 37; 10.º - Special Team, a 41; 11.º - Multiclima 1, a 42; 12.º - VFV-Estrela e Mar, a 50; 13.º - Sapet-Racing, a 52; 14.º - Autocristelos 2, a 54; 15.º - Reboques Ribas, a 58; 16.º - Restaurante Kaxa, a 60; 17.º - La Ruina Racing 2, a 78; 18.º - Lousavinhos, a 92; 19.º - Olá Perna, a 95; 20.º - Publidesconto, a 153; 21.º - Areal, a 189; 22.º - Restaurante Dom Brasas, a 207 e 23.º - Bergantinos Motor, a 212.
E assim foi a festa das 6 Horas de 2012...